Login / Cadastro 
inhangatu-logo


ESP MERI SITE

A Serra do Espinhaço localiza-se na interseção de três biomas brasileiros, dois dos quais considerados hotspots de biodiversidade, a Mata Atlântica e o Cerrado, o terceiro e não menos importante é a Caatinga. Parte da Cadeia do Espinhaço foi declarada como Reserva da Biosfera em 2005 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Espinhaço apresenta cerca de 1.500 quilômetros de extensão com picos de até 2.062m de altitude onde se destaca a exuberância de suas cachoeiras, cânions, vales com rochedos escalvados sempre integrados à delicada trama de sua composição vegetal. A região do Quadrilátero Ferrífero está inserida na parte sul da Cadeia do Espinhaço e atrai para a área inúmeras iniciativas de exploração mineral, principalmente de Ferro, Ouro e Manganês.


A porção sul do Espinhaço Meridional inicia-se nas nascentes do rio Cipó alojadas na serra homônima, a aproximadamente 50km a norte de Belo Horizonte. Nesta região, sua largura é a mais reduzida (30km), aumentando rapidamente em direção a norte, para atingir 90km entre Santo Antônio do Itambé e Conselheiro Mata. É responsável pela divisão entre as redes de drenagem da margem direita do rio São Francisco e todas as bacias que irrigam o leste mineiro,sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

A característica fundamental é, sem dúvida, a predominância absoluta dos quartzitos que, em toda extensão do compartimento, compõem uma cobertura rígida, no entanto, densamente fraturada e cisalhada. É neste cenário que se concentraram as ações da Inhangatu com objetivo de explorar e mapear os cânions, criar novas áreas para prática da atividade e consagrar principalmente a borda oeste como destino para canionistas do mundo todo.

25 cânions foram objetivo deste projeto, sendo vinte novas vias e cinco regrampeações*, e estão listados a seguir:

 

CAIÇARA QUARTEL VIRGULINO TAIOBA* BONGUE
MALHADA RIO DE PEDRAS* ÉGUAS BOM JARDIM(BENÉ) TIJUCAL
FECHADOS RABO DE GALO CAPIVARA MARQUES CUBAS*
QUEIMADOS CANABRAVA ALTO PALÁCIO BOCA DA SERRA LAMBARI
INHAMES GALHO GRANDE CHAPÉU DO SOL* CRISTAIS PEIXE TOLO*

 


CAN

 



 

INSTITUCIONAL

Quem Somos

Canionismo

Ecotreinamentos
Cursos

Contato


REDES SOCIAIS

facebook  instagram

PARCEIROS

 Sem título (2)




 


Contato: +55 (31) 3166-9991 / Léo (31) 97179-4490 / Fábio (31) 99219-3665
Rua Pirapetinga, 322 - Complemento C - Bairro Serra - Belo Horizonte / MG - CEP 30.220-150
Copyright © 2017 Inhangatu - Experiências ao ar livre. Todos os direitos reservados.
  grayrkr