Login / Cadastro 
logo carrinho
 

 

canionismo


O Canionismo é uma atividade de montanha que nasceu na Europa e começou a ser praticada esportivamente entre a França e Espanha na década de 70, mesclando basicamente técnicas do Alpinismo, Espeleologia (exploração de cavernas) e de esportes aquáticos como Rafting e Caiaquismo.

Consiste na exploração de rios em desnível, sem embarcação, com utilização de técnicas e equipamentos específicos. Transpondo os obstáculos aquáticos por meio da natação, flutuação e apneias; e os verticais através de saltos, desescaladas e rapéis, a atividade se completa com as caminhadas de aproximação e retorno.

Praticado em grupos de no mínimo três pessoas, progredindo sempre no sentido da correnteza, o que fomenta a prática do esporte é a beleza cênica, aventura, trabalho em equipe e as injeções de adrenalina na transposição dos trechos verticais. Podem ser atividades de poucas horas até dias, com ou sem emprego de cordas ou roupas de neoprene, de intensidade baixa até muito exigentes. Hipotermia, torsões, quedas e afogamento são riscos inerentes a pratica e os equipamentos compreendem cordas, cadeirinhas, mosquetões, capacete, roupa de neoprene e calçado.

Para maior segurança é importante observar a experiência dos guias envolvidos na operação, pois, o conhecimento em hidrologia, meteorologia, mínimo impacto ambiental e primeiros socorros são fundamentais. Além de informações preliminares aos participantes e instruções de segurança adequadas, deve-se observar se o canion está de acordo com a capacidade do participante.

 

inhangatu001 18 inhangatu002 18 inhangatu003 18 inhangatu004



CANIONS


Produto das movimentações geológicas do planeta, um Cânion se forma, basicamente, porque a erosão vertical é superior à horizontal formando uma espécie de vale profundo, escavado por rios e cercados por paredes abruptas.

Se não todos, a maior parte dos cânions originam-se por um longo e lento processo de erosão fluvial e eólica chamado voçoroca. Diferentes camadas rochosas pouco consolidadas a partir de um planalto são erodidas por um curso de água, criando uma vala.

 

Cânion do Chapéu do Sol - Serra do Cipó
20x20
Cânion do Bené - São José da Serra   

 



 

INSTITUCIONAL

Quem Somos

Canionismo

Ecotreinamentos
 
Agenda

Cursos

Contato


REDES SOCIAIS

facebook  instagram

PARCEIROS

parceiros


 


Contato: +55 (31) 3166-9991 / Léo (31) 97179-4490 / Fábio (31) 99219-3665
Rua Pirapetinga, 322 - Complemento C - Bairro Serra - Belo Horizonte / MG - CEP 30.220-150
Copyright © 2017 Inhangatu - Experiências ao ar livre. Todos os direitos reservados.
  grayrkr